"DIANTE DO SENHOR"! 1 Samuel 2.11-21

1 Samuel  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 16 views

Toda a nossa vida é vivida “diante do Senhor”, e podemos fazer desfrutá-la servindo ao Senhor ou nos servindo do Senhor.

Notes
Transcript
Grande ideia: Toda a nossa vida é vivida “diante do Senhor”, e podemos fazer desfrutá-la servindo ao Senhor ou nos servindo do Senhor.
Estrutura: Samuel, servia ao Senhor (vv. 11,18-21) e os filhos de Eli se serviam do Senhor (vv. 12-17).
O termo Coram Deo significa, literalmente, “diante da face de Deus”. Isso pode parecer uma novidade para alguns ou uma obviedade para outros, mas o fato é que essa questão é o coração da vida cristã. Como disse R.C. Sproul: “A grande idéia da vida cristã é  Coram Deo. Coram Deo capta a essência da vida cristã.  Esta frase literalmente se refere a algo que ocorre na presença de , ou  perante a face de , Deus. Para viver coram Deo  é preciso viver uma vida inteira na presença de Deus, sob a autoridade de Deus, para a glória de Deus”.
Warren Wiersbe, “A crise de integridade” (1993):
De acordo com o autor, a crise enfrentada pela Igreja hoje é semelhante a que Jeremias e o seu povo enfrentaram nos dias anteriores ao cativeiro da Babilônia. E também semelhante a que Neemias enfrentou quando ele arriscou a sua vida para reconstruir o que o inimigo tinha destruído. Jeremias levou quarenta anos tentando evitar a crise. Neemias e Jeremias viveram em dias de opróbrio. Diz o autor que quando a reforma religiosa de Josias começou Jeremias, que tinha estado profetizando por aproximadamente cinco anos, cooperou com ela. Mas, então, começou a ver que, em essência, nada se modificava na vida espiritual da nação. Por decreto, Josias pôde eliminar os ídolos da terra, mas não pôde eliminá-los do coração do povo. A religião antiga era de bom-tom, e todos queriam estar na moda. De acordo com o autor, Jeremias compreendeu a falsa religião dos seus dias e ousou proclamar a verdade, apesar disso significar solidão, perseguição e martírio. Para os profetas e sacerdotes, ele era herege; para os políticos e o povo; traidor. A religião ortodoxa da época de Jeremias se parecia com o cristianismo ortodoxo dos nossos dias. O que o povo dizia acreditar fazia pouca ou nenhuma diferença quanto ao modo de viver. Tinham uma forma popular de piedade (reputação), mas nessa piedade não havia poder moral ou espiritual (caráter). A religião prosperava enquanto o pecado da nação se intensificava e o julgamento de Deus amadurecia.
O autor cita Vance Havner que descreveu a igreja de maneira exata disse: “Nos dias de hoje somos desafiados, mas não transformados; convencidos, mas não convertidos. Ouvimos, mas não praticamos; e, desse modo, enganamos a nós mesmos”. O autor diz que há outro paralelo entre os dias atuais e os de Jeremias: Naquela época a religião era um “grande negocio” e o ministério do templo estava prosperando. Os sacerdotes e falsos profetas comercializavam a popularidade da religião que dava às pessoas experiências suficientes para torná-las felizes, mas não a verdade capaz de torná-las consagradas. Podiam adorar a Baal num dia e depois, no dia seguinte, adorar a Jeová; ninguém estava inclinado a criticar tais pessoas, apesar de os adoradores de Baal terem permissão para assassinar os próprios filhos. Jeremias clamou: “Coisa espantosa e horrenda se anda fazendo na terra; os profetas profetizam falsamente e os sacerdotes dominam de mãos dadas com eles; e é o que deseja o meu povo” (Jr 5:30-31). Diz o autor que aqueles homens pensavam estar cheios do espírito, mas foram enganados pelos espíritos. Em sua duplicidade, transformaram a luz em trevas. Usaram a linguagem familiar teológica, o que tornou as mensagens ainda mais perigosas. Asseguraram que o julgamento jamais viria a Judá porque Deus estava ao lado do povo.

Uma característica importante de 1 e 2Samuel é o uso de contrastes para frisar um ponto. Vimos essa característica no início de 1Samuel e continuaremos a vê-la até o fim de 2Samuel. Primeiro, houve o contraste entre a Ana humilde e crente e a arrogante hostilidade de Penina, sua coesposa rival. No fim do capítulo 1, Ana leva seu filho, Samuel, para servir na casa de Deus, iniciando um contraste entre Samuel e os filhos ímpios de Eli. Esse capítulo, então, “alterna engenhosamente entre as práticas pecaminosas dos filhos ímpios de Eli e a pureza inocente e a justiça de Samuel e sua família”.

Tim Chester:
Siló foi onde o Tabernáculo foi originalmente estabelecido (Js 18.1) e era o lugar de assembleias nacionais significativas (Js 18.1-10; 19.51; 21.2). Essa cidade era efetivamente a capital e o centro religioso nacional. E estava podre.
Servir ao Senhor. (vv. 11, 18-21)
(a) Samuel (“seu nome é Deus”)

SAMUEL (= Deus ouviu) O primeiro dos profetas de Israel (depois de Moisés) e o último dos “juízes”. Sendo ainda menino, a sua mãe, Ana, o dedicou ao serviço de Deus. Ajudou Eli, o sumo sacerdote, no santuário de Siló (1 Sm 1–4). Também ungiu os primeiros dois reis de Israel, Saul e Davi (1 Sm 7–16; 18–24; 25:1). Ver Saul e Davi.

1Samuel 1.20–27 NAA
Ana ficou grávida e, passado o devido tempo, teve um filho, a quem deu o nome de Samuel, pois dizia: — Do Senhor o pedi. Elcana, seu marido, foi com toda a sua casa para oferecer ao Senhor o sacrifício anual e para cumprir o seu voto. Ana, porém, não foi. Ela disse a seu marido: — Quando o menino for desmamado, eu o levarei para ser apresentado ao Senhor e para lá ficar para sempre. Elcana, seu marido, respondeu: — Faça o que achar melhor. Fique aqui até desmamá-lo. E que o Senhor confirme a promessa que você fez. Assim, Ana ficou em casa e amamentou o filho, até que o desmamou. Depois de o ter desmamado, ela o levou consigo, com um novilho de três anos, uma medida de farinha e um odre de vinho, e o apresentou à Casa do Senhor, em Siló. O menino ainda era muito pequeno. Depois de terem sacrificado o novilho, levaram o menino a Eli. E Ana disse: — Ah! Meu senhor, tão certo como você vive, eu sou aquela mulher que esteve aqui ao seu lado, orando ao Senhor. Era por este menino que eu orava, e o Senhor Deus me concedeu o pedido que eu fiz.
(b) Depois do registro do canto de Ana, é deixado claro que “o menino (vv. 11, 18, 21) ficou servindo ao Senhor”.
1Samuel 1.28 NAA
Por isso também o entrego ao Senhor. Por todos os dias que viver, será dedicado ao Senhor. E ali eles adoraram o Senhor.
1Samuel 2.26 NAA
E o jovem Samuel crescia em estatura e no favor do Senhor e dos homens.
(c) Eli, o sacerdote seria o seu tutor.
The Lexham Bible Dictionary:
ELI, O JUIZ (עֵלִי, eliy). O sacerdote de Siló em 1Sm 1:1-4:22. Juiz de Israel por 40 anos e mentor do profeta Samuel. Pai dos sacerdotes corruptos Hofni e Finéias. Eli na Bíblia
Eli aparece pela primeira vez em 1Sm 1:9-18 como o sacerdote que confunde a oração fervorosa de Ana com embriaguez. Depois que Ana dá à luz Samuel, ela o leva a Eli para ser criado e servir no templo (1Sm 1:24-25). A narrativa de 1 Samuel registra as falhas de Eli como pai, rotulando seus filhos de "homens sem valor" (1Sm 2:12 ESV) e relatando seus erros. Eles são justapostos ao jovem Samuel, que "continuava a crescer em estatura e em graça para com o Senhor e também para com os homens" (1Sm 2:26 ESV). Primeira Samuel 2 termina com a rejeição de Yahweh a Eli e seus descendentes e com a maldição de sua linhagem familiar (1Sm 2:27-36). Eli morre em 1Sm 4:12-18 ao cair de seu assento depois de saber da morte de seus filhos na batalha e da captura da arca da aliança pelos filisteus.
(d) “Samuel ministrava perante o Senhor”.
1Samuel 2.18 NAA
Samuel ministrava diante do Senhor, sendo ainda menino, vestido de uma estola sacerdotal de linho.
(e) Essa “estola sacerdotal de linho” é um importante sinal: Samuel servia como sacerdote. Considera-se Samuel também atuando como profeta.

Essa “estola sacerdotal de linho” era, provavelmente, um avental branco que indicava que Samuel era um sacerdote em treinamento. Vestido desse modo, Samuel não apenas desempenhava seu papel, mas também era visto como fazendo isso. Seu exemplo fiel incentivava a fé e a piedade sinceras em outras pessoas. Ele nos lembra que, individualmente, os cristãos podem servir fielmente ao Senhor e com vida santa, independentemente do contexto espiritual geral.

Êxodo 28.4 NAA
As vestes que farão são estas: um peitoral, uma estola sacerdotal, uma sobrepeliz, uma túnica bordada, mitra e cinto. Farão vestes sagradas para o seu irmão Arão e para os filhos dele, para que me sirvam como sacerdotes.
2Samuel 6.14 NAA
Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor; ele estava cingido de uma estola sacerdotal de linho.
1Samuel 3.20 NAA
Todo o Israel, desde Dã até Berseba, reconheceu que Samuel estava confirmado como profeta do Senhor.
Jeremias 15.1 NAA
Então o Senhor me disse: — Mesmo que Moisés e Samuel se pusessem diante de mim, meu coração não se inclinaria para este povo. Mande-os embora! Que saiam da minha presença!
Hebreus 11.32 NAA
E que mais direi? Certamente me faltará o tempo necessário para falar de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas,
(f) Deus deu a Ana mais filhos (três filhos e duas filhas). “(...) é o jovem Samuel crescia diante do Senhor”.
1Samuel 3.19 NAA
Samuel crescia, e o Senhor estava com ele e não deixou que nenhuma de suas palavras caísse por terra.
Lucas 2.40 NAA
O menino crescia e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.
Lucas 2.52 NAA
E Jesus crescia em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens.
2. Se servir do Senhor. (vv. 12-17)
(a) Em contraste: “os filhos de Eli filhos de Belial e não se importavam com o Senhor”.
The Lexham Bible Dictionary:
BELIAL (בְּלִיַּעַל, beliyya'al). Personificação da maldade. Às vezes usado como nome para Satanás. Belial no Antigo Testamento Belial é usado 27 vezes no Antigo Testamento. Belial nunca é usado como nome pessoal de Satanás no Antigo Testamento (como em 2 Coríntios 6:15), mas, em vez disso, refere-se em geral à "maldade, inutilidade" ou especificamente a uma "pessoa(s) má(s)". Por exemplo, os filhos de Eli são "filhos de Belial" porque não conhecem o Senhor e são perversos (1Sm 2:12; 10:27; 25:17; Dt 13:13; Jz 19:22; 2Sm 16:7; 1Rs 21:13; Na 1:15; compare com Jubileus 15:33). No Salmo 18:6, Belial está unido à Morte e ao Sheol - coletivamente, eles são três grandes inimigos contra o povo de Deus. O salmista diz: "As cordas da morte me envolveram, e as torrentes da impiedade (בְלִיַּעַל, veliyya'al) me aterrorizaram. As cordas do Sheol (שְׁאוֹל, she'ol) me cercaram; os laços da morte (מָוֶת, maweth) me confrontaram" (Sl 18:6; compare com 2Sm 22:5). Essa passagem pode ter contribuído para que esse adjetivo fosse usado como o nome pessoal "Satanás" (2Co 6:15; compare com Hb 2:14).
Belial no Novo Testamento Belial ou Beliar ocorre apenas uma vez no Novo Testamento (2 Cor 6:15). Paulo pergunta: "Pois que têm em comum a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas? Que harmonia há entre Cristo e Belial (Βελιάρ, Beliar)? O que um crente tem em comum com um incrédulo?"
(b) Em detalhe:
Comentário Histórico-Cultural da Bíblia: Antigo Testamento 2.11–36: A Decadência da Família de Eli

O texto contrasta o procedimento normal em Siló com o procedimento demonstrado pelos filhos de Eli. Ambos diferem do procedimento prescrito no Pentateuco (veja

(c) A prática desses jovens é abjeta: eles não se limitavam a ficar com a parte correspondente aos sacerdotes. Eram avarentos. E pelo visto, usavam de violência para extorquir o povo.
Oséias 4.6–9 NAA
O meu povo está sendo destruído, pois lhe falta o conhecimento. Pelo fato de vocês, sacerdotes, rejeitarem o conhecimento, também eu os rejeitarei, para que não sejam mais sacerdotes diante de mim; visto que se esqueceram da lei do seu Deus, também eu me esquecerei dos seus filhos.” “Quanto mais estes se multiplicaram, tanto mais contra mim pecaram; eu mudarei a sua honra em vergonha. Alimentam-se do pecado do meu povo e o seu maior desejo é que o povo continue a pecar. Por isso, tal povo, tal sacerdote; eu os castigarei pela sua conduta e lhes darei o que merecem por seus atos.
1Samuel 2.22 NAA
Eli já era muito velho e ouvia tudo o que os seus filhos faziam a todo o Israel e de como se deitavam com as mulheres que serviam à porta da tenda do encontro.
(d) Eli errou em não repreender seus filhos (erro que mais tarde o próprio Samuel cometerá também).
1Samuel 2.29 NAA
Por que tratam com desprezo os meus sacrifícios e as minhas ofertas de cereais, que ordenei que se fizessem na minha morada? E, você, por que honra os seus filhos mais do que a mim, para que você e eles engordem com as melhores partes de todas as ofertas do meu povo de Israel?”
1Samuel 8.1–4 NAA
Quando Samuel ficou velho, constituiu os seus filhos por juízes sobre Israel. O primogênito se chamava Joel, e o segundo se chamava Abias. Eles foram juízes em Berseba. Porém os filhos de Samuel não andaram pelos caminhos dele; ao contrário, inclinaram-se à avareza, aceitavam suborno e perverteram o direito. Então todos os anciãos de Israel se congregaram e foram falar com Samuel, em Ramá.
(e) Era um pecado, que o redator chama de “muito grave… diante do Senhor”.

Essa conduta dos filhos do sumo sacerdote só podia ter o pior efeito possível no caráter espiritual e moral da nação, do mesmo modo que os pecados de ganância e infidelidade sexual entre os ministros de hoje. Afinal de contas, se os líderes da religião pensam tão pouco do Senhor, por que alguém deveria adorá-lo? Além disso, considerando a tendência da nossa natureza pecaminosa de cometer esses tipos de pecado, o exemplo dos sacerdotes inevitavelmente daria um incentivo a uma ampla tolerância de profanações semelhantes. William Blaikie assim resume: “Homens de vida corrupta, que não têm vergonha de sua devassidão, à frente da religião têm um efeito aviltante sobre a vida moral de toda a comunidade”.

3. Outras aplicações:
(a) Você não pode ser daqueles que apenas se beneficiam dos favores celestiais, precisa de fato ser cidadão dos céus.
Filipenses 3.18–21 NAA
Pois muitos andam entre nós, dos quais repetidas vezes eu lhes dizia e agora digo, até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo. O destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles está naquilo de que deviam se envergonhar, visto que só pensam nas coisas terrenas. Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas.
(b) Temos de viver com esse vislumbre da eternidade. Se você soubesse que seus dias estariam no fim, quais mudanças seriam feitas hoje em sua vida?
2Pedro 3.11–13 NAA
Uma vez que tudo será assim desfeito, vocês devem ser pessoas que vivem de maneira santa e piedosa, esperando e apressando a vinda do Dia de Deus. Por causa desse dia, os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos se derreterão pelo calor. Nós, porém, segundo a promessa de Deus, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita a justiça.
Ilustr.:
Moradores de SP, RJ e MG recebem alerta do Google de terremoto em Ubatuba; Defesa Civil diz que não houve tremor | Vale do Paraíba e Região | G1
Aviso foi enviado para celulares com Android, na madrugada desta sexta (14). USP e UNB não registraram nenhum abalo sísmico na região. Google informou que investiga o ocorrido e pediu desculpas.
14/02/2025 03h13  Atualizado há 3 horas
Celulares de SP, RJ e MG recebem alerta de terremoto na madrugada
Um alerta do Google para um suposto terremoto no mar, a 55 km de Ubatuba, no litoral de São Paulo, foi enviado para celulares com sistema operacional Android na madrugada desta sexta-feira (14). Apesar do epicentro estar indicado no litoral, o aviso também chegou para moradores da capital paulista, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.
Defesa Civil de São Paulo informou que não emitiu nenhum alerta de terremoto nesta sexta. Também não houve registro de ocorrências pelas equipes das defesas civis municipais.
"Até o momento, não há registro de ocorrência relacionada com possível terremoto no estado", afirma o comunicado, publicado às 3h10 em redes sociais.
TV Globo apurou com a Defesa Civil que o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) informou que não foi registrado nenhum abalo sísmico no estado.
Segundo o Centro de Sismologia da USP, nem ele nem qualquer outra instituição no Brasil ou no exterior registraram qualquer sismo na região nesta madrugada. Ainda de acordo com o órgão, "um evento dessa magnitude seria detectado não apenas pelas estações sismográficas instaladas no país, mas também por redes internacionais de monitoramento sísmico".
Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UNB), que é uma referência nacional na detecção de terremotos, informou que não captou nenhum tremor nem no litoral nem na capital paulista.
Defesa Civil do Rio também informou que não emitiu nenhum alerta de terremoto para o território do estado, e afirmou que, segundo o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, não há registros de abalo sísmico no estado.
A magnitude do terremoto informado no alerta varia de 4,2 a 5,5. O alerta foi enviado por volta das 2h20 desta sexta.
Moradores recebem alerta no celular sobre terremoto
Procurado pelo g1, o Google informou que investiga o ocorrido e pediu desculpas pelo inconveniente. Veja abaixo a nota na íntegra:
“O Sistema Android de Alertas de Terremoto é um sistema complementar que usa celulares Android para rapidamente estimar vibrações de terremotos e oferecer alertas para as pessoas. Ele não foi desenhado para substituir nenhum outro sistema de alerta oficial. Em 14 de fevereiro, nosso sistema detectou sinais de celulares em localização próxima ao litoral de São Paulo e disparou um alerta de terremoto aos usuários na região. Nós desativamos prontamente o sistema de alerta no Brasil e estamos investigando o ocorrido. Pedimos desculpas aos nossos usuários pelo inconveniente e seguimos comprometidos em aprimorar nossas ferramentas.”
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.